Gerir produtos com agilidade resulta em produtos que oferecem resultados de negócios valiosos, maior flexibilidade para responder a mudanças e maior transparência para decisões de investimento no desenvolvimento de produtos.
Visão de Produto Clara
Uma Visão de Produto clara e compreensível ajuda a alinhar o desenvolvimento do produto com a Estratégia de Negócio da organização, incluindo objetivos estratégicos e/ou visão de negócios, enquanto o foco no Valor do Produto aborda as melhorias contínuas no produto para atender às necessidades dos clientes.
Valor do Produto
O Valor do Produto inclui considerações como maior transparência nas decisões baseadas em valor e abordagens orientadas para o valor em toda a organização. Os princípios-chave desta área de foco incluem a definição contínua de valor, medição do valor real alcançado, validação de pressupostos e análise de tendências.
Alinhamento da Visão do Produto com o Valor do Produto
O processo de alinhar a Visão do Produto com o Valor do Produto é iterativo e incremental, sendo gerido através do refinamento contínuo do Backlog do Produto.
Gestão do Backlog do Produto
A gestão eficaz do Backlog do Produto requer input e colaboração de uma variedade de Stakeholders e Clientes – incluindo a Equipa Scrum – e exige técnicas em evolução para garantir níveis apropriados de transparência com base nas necessidades dos stakeholders.
Previsão e Planeamento
Da mesma forma, a Previsão e o Planeamento utilizam uma abordagem iterativa e incremental para gerir a complexidade, a mudança e as realidades das obrigações de negócios. A atenção a estas áreas de foco resulta no desenvolvimento e entrega de incrementos de produto valiosos dentro de 30 dias ou menos.
Transparência e Previsões Realistas
Características e benefícios adicionais destas abordagens incluem maior transparência do progresso, previsões mais realistas e em evolução para gerir as expectativas dos stakeholders e a aplicação de estratégias apropriadas de lançamento, vendas, contratação e parcerias.
Proficência em Gestão Ágil de Produtos
O Product Owner é tipicamente focado em gerir produtos com agilidade; no entanto, a proficiência nesta competência é necessária para todos os membros da Equipa Scrum, Líderes Ágeis e stakeholders organizacionais para garantir que todo o valor de usar o framework Scrum e um processo empírico seja alcançado.
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Sobre o autor:

Daniel Carrilho
Programador desde 1986, especialista em Agile e Scrum, com experiência global em treinamento e coaching. Scrum Master e Product Owner focado em criar valor com qualidade no framework Scrum. Pode também consultar o meu perfil de formador no site Scrum.org.