O que é o Scrum Profissional?
Muitas pessoas familiarizadas com Scrum associam a marca “Scrum Profissional” com a Scrum.org. Quando Ken Schwaber, o co-criador do Scrum, fundou a Scrum.org em 2009, ele escreveu:
“A nossa missão permanece a mesma desde o início – ajudar a nossa profissão a enfrentar as exigências de um mundo cada vez mais complexo, que depende de tecnologias e produtos também complexos. Os avanços em materiais e técnicas só podem ter sucesso se adotarmos uma abordagem colaborativa e criativa… À medida que usamos Scrum, continuamos a encontrar novas oportunidades para a melhoria profissional.”
Com essa missão em mente, Ken criou a marca Scrum Profissional, mas o que isso realmente significa?
Fundamentos do Scrum
Originalmente desenvolvido para projetos complexos de desenvolvimento de software, o Scrum agora é utilizado em quase todos os tipos de trabalho em equipe. O framework, conforme definido no Guia do Scrum, é uma maneira simples e poderosa de trazer ordem à complexidade, promovendo a aprendizagem através de feedback frequente sobre como trabalhamos e o que estamos a desenvolver.
Os Fundamentos do Scrum são:
- Processo empírico: baseado na inspeção e adaptação de como o trabalho é feito e o que está sendo entregue.
- Equipas autogeridas e capacitadas: são as que estão mais próximas dos problemas e do trabalho, podendo assim tomar as melhores decisões.
- Melhoria contínua: com base no que se aprende de forma contínua.
O framework do Scrum é bastante simples, composto por uma equipa com três responsabilidades, que participam em cinco eventos e produzem três artefactos. No Scrum, decisões importantes são baseadas no estado percebido dos três artefactos, tornando a transparência fundamental. Artefactos com baixa transparência podem levar a decisões que diminuem o valor e aumentam o risco. A transparência permite a inspeção e leva a uma maior confiança entre a equipa e os outros dentro da organização.
Scrum Profissional™
Para ser eficaz com Scrum, é necessário mais do que seguir apenas a mecânica e os fundamentos do framework; requer técnicas de mentalidade para formas de trabalho e pensamento, e um ambiente que as suporte, incluindo confiança.
Valores do Scrum
Os membros da equipa Scrum precisam de ser flexíveis e ter um desejo constante de feedback e melhoria. No livro “Agile Software Development with Scrum” escrito por Ken Schwaber e Mike Beedle em 2001, discutem-se os Valores do Scrum, que foram posteriormente adicionados ao Guia do Scrum em 2016. Como parte do Scrum Profissional, os membros da equipa Scrum precisam de entender e viver os Valores do Scrum:
- Coragem para fazer o que é certo e enfrentar problemas difíceis.
- Foco na entrega de valor para utilizadores, clientes e stakeholders em cada Sprint.
- Compromisso para alcançar o Objetivo da Sprint, o Objetivo do Produto e a Definição de Pronto.
- Respeito pelas experiências, origens e habilidades uns dos outros.
- Abertura sobre todo o trabalho e quaisquer desafios na execução desse trabalho.
Mentalidade de Crescimento
Equipas Scrum e suas organizações precisam adotar uma mentalidade de crescimento. Como descrito num artigo de janeiro de 2016 da HBR por Carol Dweck, “indivíduos que acreditam que seus talentos podem ser desenvolvidos (através de trabalho árduo, boas estratégias e input de outros) têm uma mentalidade de crescimento. Eles tendem a alcançar mais do que aqueles com uma mentalidade mais fixa (aqueles que acreditam que seus talentos são dons inatos).”
Isso é importante porque problemas complexos requerem pensamento criativo para aplicar soluções diferentes e experimentar coisas novas, frequentemente fazendo coisas que nunca foram feitas antes. Quando as Equipas Scrum e suas organizações abraçam uma mentalidade de crescimento, os membros da equipa sentem-se muito mais capacitados e comprometidos; eles também recebem um apoio organizacional muito maior para a colaboração e inovação.
Orientação para Resultados
O Manifesto Ágil descreve quatro elementos:
- Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas.
- Software funcional sobre documentação abrangente.
- Colaboração com o cliente sobre negociação de contratos.
- Responder à mudança sobre seguir um plano.
Combinados com os Valores do Scrum, esses elementos ajudam a descrever a necessidade de estar orientado para resultados. Equipas e indivíduos orientados para resultados trabalham em problemas que, quando resolvidos, entregam valor aos clientes e stakeholders e, se o valor não estiver a ser entregue, eles adaptam-se e evoluem.
Ao mesmo tempo, as Equipas Scrum precisam equilibrar diferentes necessidades entre os tipos de stakeholders. Por exemplo, há stakeholders dentro da organização e utilizadores ou consumidores do que está a ser entregue, cada um com necessidades frequentemente conflitantes. Isso exige que a Equipa Scrum considere o que é melhor com base na informação disponível.
Aprendizagem e Desenvolvimento Contínuos
Como um dos princípios fundamentais do Scrum é o empirismo, a aprendizagem e o desenvolvimento contínuos são um princípio central do Scrum Profissional. Scrum é uma atividade de equipa, mas onde cada equipa é pequena. A equipa requer todas as habilidades e experiência para resolver os problemas que lhe são atribuídos. Para serem eficazes, os membros da Equipa Scrum trabalham juntos e ajudam-se mutuamente.
Frequentemente criam comunidades de prática, participam em atividades externas e estão sempre à procura de novas maneiras de partilhar experiências. Eles aprendem uns com os outros com base em diferentes experiências, aumentam o seu conhecimento e melhoram como parte de uma comunidade global de praticantes de Scrum.
Comportamento Ético
Ken Schwaber descreve um profissional como alguém que segue regras estabelecidas para a profissão. Ele também acrescenta que ser um profissional significa abraçar um conjunto de padrões éticos. Esses padrões unificam os membros de uma profissão e definem essa profissão para o mundo exterior, como o Juramento de Hipócrates para a profissão médica.
Como o Scrum é usado em muitas indústrias e em vários tipos de produtos a nível global, os padrões éticos podem depender do tipo de trabalho que está a ser realizado e ser definidos pela indústria, equipa e organização.
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Sobre o autor:

Daniel Carrilho
Programador desde 1986, especialista em Agile e Scrum, com experiência global em treinamento e coaching. Scrum Master e Product Owner focado em criar valor com qualidade no framework Scrum. Pode também consultar o meu perfil de formador no site Scrum.org.